APRESENTAÇÃO
Este documento consiste em um Relatório informal sobre a viagem promovida pelo grupo Araguaia Convention ao município de Bonito, ocorrida no período de 24 a 28/05/2017. Esta viagem foi de cunho técnico e teve como finalidade conhecer o método de gestão do turismo no município implantado, uma vez que o mesmo é referência no mundo. A viagem reuniu representantes do o poder público como, empresários, proprietários de possíveis atrativos do ecoturismo, professores e técnicos profissionais de diversas áreas do conhecimento. Este Relatório tem o objetivo de apresentar considerações individuais sobre esta viagem.
2 PONTOS FORTES IDENTIFICADOS
2.1 VOUCHER ÚNICO:
Sem dúvida alguma o sistema de Voucher único é um método considerado eficiente, pois o mesmo permite:
Controlar o número de visitantes nos atrativos, o que é imprescindível para não ultrapassar a capacidade de carga do local e controle de visitantes;
- Divisão da porcentagem do valor do passeio, pois garante a parte de todos os envolvidos, como também, o recolhimento do imposto;
- Proporciona dados reais, importante para levantamentos estatísticos, monitoramento das visitas de cada atrativo, como também, fornece subsídios para tomadas de decisões e angariamentos de fundos.
2.2 CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO
Referente a esta questão, é notório o investimento na capacitação das pessoas que trabalham na área dos serviços que envolvem o turismo. O curso técnico de guia com duração de dois anos é imprescindível para a qualidade do passeio. Também se considerou importante a criação da cultura do turismo e conservação do ambiente desde a escola. Assim, as principais vantagens de se investir na criação desta cultura são:
– Formação específica dos guias para cada atrativo (ex.: espeleologia para passeio em cavernas; mateiro para trilhas, etc.);
– Controle da qualidade do guia e passeio;
– Promoção do atendimento de qualidade de todo o trade turístico;
– Criação de uma “consciência” de conservação do ambiente e do turismo como economia significativa para o município na sociedade através da educação e sensibilização da comunidade.
2.3 PREÇO ÚNICO OFERECIDO PELAS AGÊNCIAS
O preço único oferecido pelo atrativo é uma medida importante a ser adotada logo no início do processo. Esta medida permitirá:
– Gerar competitividade pela qualidade do serviço oferecido;
– Impede o “Leilão” pelo valor dos serviços.
2.4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS ATRATIVOS
O licenciamento ambiental é um instrumento de gestão ambiental adequada e dentro da legalidade para exercer uma atividade que pode causar algum impacto. í‰ uma ferramenta a favor do proprietário. Este instrumento permite:
– Promover o conhecimento adequado do ambiente, com fundamentação técnico-científica;
– Realizar o estudo do impacto ambiental e cultural do atrativo;
– Realizar o cálculo do suporte de visitação (capacidade de carga);
– Estabelecer locais adequados para criação e abertura de trilhas;
– Promover a segmentação do turismo;
– Definir os locais estratégicos para visitação e paradas baseado no diagnóstico realizado;
– Trabalhar na legalidade da atividade.
2.5 SEGURO E SISTEMA DE SEGURANÇA
Imprescindível adoção de sistemas de segurança no planejamento de todos os atrativos consolidados. A questão do seguro também deve ser obrigatória para que ambas as partes (visitante e receptivo) sejam resguardadas.
2.6 SEGMENTAÇÃO DO TURISMO
A segmentação do turismo consiste em identificar quais tipos de turismo é possível ser implantado na região. Ao identificar as diversas modalidades do turismo é possível:
– Conhecer melhor o público alvo;
– Planejar as ações de infraestrutura adequada a cada tipo de modalidade;
– Investimentos em marketing adequado;
3 AÇÕES SUGERIDAS
Diante do contexto o qual se encontra o grupo, acredita-se ser necessário organizar as próximas discussões e futuras ações. A seguir algumas sugestões:
– Organizar o Grupo Convention através da criação de comissões técnicas. Estas comissões podem discutir assuntos ligados a sua área de conhecimento e trazer para o Convention problemas e soluções já discutidos dentro da comissão, otimizando tempo e discussão, o que faria das reuniões mais eficientes e direcionadas. Estas comissões podem ser, por exemplo:
– Comissão de assuntos jurídicos;
– Comissão de comunicação e marketing;
– Comissão educação e sensibilização (existe esta ação, mas uma comissão específica pode tocar estes projetos);
– Comissão voltada para estudos econômicos e financeiros;
– Comissão meio ambiente / turismo / pesquisa;
– Outras…;
– Definir funções das comissões e encaminhar demandas específicas, podendo começar com o conteúdo da audiência pública;
– Planejar a audiência pública (verificar informações que serão apresentadas, elencar o melhor método de condução da reunião, etc…);
– Agendamento do diagnóstico nos atrativos, pensando na segmentação do turismo;
– Incluir o Turismo Especial no planejamento de alguns atrativos (acesso e estrutura para cegos, cadeirantes, etc…);
– Apresentar procedimento (passo a passo) de como começar a desenvolver a atividade a partir do que se tem, bem como, o planejamento das próximas etapas;
– Desmistificar a questão do licenciamento ambiental através de uma pequena palestra, apresentando o procedimento;
– Pensar em métodos de incentivo para propostas no seguimento de serviços, com objetivo de implantarem a capacitação e reformas físicas, como, por exemplo, (ver com o jurídico) a possibilidade de alguma porcentagem das multas (ou algum imposto) do município ser revertida para um fundo de investimentos na área de infraestrutura local que atenda o turismo, parcerias público-privado, Sebrae, etc…;
– Pensar em programas que incentive o morador local e nativo a ser empreendedor e não apenas ocupar cargos operacionais como garçons e camareiras, por exemplo;
– Pensar em política de acesso ao morador local nos atrativos e turismo social;
– Criar um calendário de reuniões e ações do Convention no mínimo até o fim do ano;
– Conversar com as associações que podem fazer parte do trade para se organizarem e se fortalecerem.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Convicta de que esta viagem proporcionou uma vivência que sensibilizou todos os participantes de como pode ser a prática do ecoturismo e todo contexto que o envolve. Importante para o conhecimento e nivelamento da compreensão entre as diversas atuações do trade turístico que estavam presentes. Relevante para o entendimento de como pode ser positivo para a economia local a implantação deste seguimento, de modo planejado, na região. Conforme já colocado em reunião (no ônibus no caminho de volta), coloco-me a disposição para realizar o Diagnóstico Simplificado a fim de identificar as potencialidades e fraquezas de cada possível atrativo. Espero que cada vez mais o Grupo se fortaleça, cresça e se desenvolva como uma referência no turismo. Assim, juntamente com a equipe a qual desenvolvemos trabalhos na área de Meio Ambiente, Turismo e Sustentabilidade, colocamo-nos a disposição, será uma satisfação contribuir para o desenvolvimento de Barra do Graças e região.