
- Home
- Sobre nós
- Reuniões
- Projetos
- Palestras
- Imprensa
- Eventos
- Cadastur
Selecione a página
entre os dias 25 e 28 de maio, foi organizada pelo “Araguaia Convention & Visitors Bureau” em parceria com o Deputado Estadual Adalto de Freitas (Daltinho), a “Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores de Barra do Garças” e empresários da região.
Estiveram representadas diversas instituições
Prefeitura de Barra do Garças, Prefeitura de Aragarças/GO, Prefeitura de Pontal do Araguaia, Câmara Municipal de General Carneiro, SEMAMT, IFMT, UFMT, UNIVAR, SEDUC, Faculdades Cathedral, UNOPAR, INCRA, OAB, CDL, Assentamento Serra Verde, CVC – Loja Barra do Garças, Rotary Barra do Garças, Roncador Expedições, Fazenda Paraná, Fazenda Carajás, Fazenda Sol Vermelho, Cachoeira Cristal, Valearte, Chácara do Sossego, Fazenda Estância Pioneira, Celva – ong, Casa Roncador, Empresa Digital Contabilidade, Fazenda Praia Rica, Assembleia Legislativa, entre outras representações.
Tivemos a oportunidade de assistir quatro palestras que foram fundamentais para construção de nossas ações e metas, no tocante a revolucionar o Turismo em nossa região.
A primeira palestra no dia 25, foi ministrada pelo Sr. Antônio Carlos Silveira (Tó) criador do sistema de “VOUCHER ÚNICO” em Bonito.
A segunda, foi conduzida pelo prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares e seus Secretários de Turismo Augusto Barbosa Mariano, diretor de Turismo, Marcelo Gil da Silva e do Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Bonito, representando o secretário Hallem Jaser a Gestora do ISSQN, senhora Silvia Schmidt que nos explicaram o funcionamento e legislação do turismo local.
Na terceira teve como palestrantes o Presidente do FUMTUR e COMTUR local sr. Cícero Ramos Peralta
E na quarta o guia Júlio Cesar Gauna Machado da Associação de Guias de Turismo de Bonito.
Cinco particulares e um público e nos foram apresentadas as características de implantação e manutenção destes. Tivemos conhecimento que 60 por cento do PIB do município é gerado pela indústria do turismo e que na cidade recebem 300 mil turistas por ano. Conhecemos leis e normas que impulsionaram o turístico de Bonito e vamos copiar e implantar aos poucos em nossa cidade.
S Entendemos que nossa realidade é diferente daquela cidade que é sucesso mundial em Turismo, mas que essa diferença é nosso grande trunfo. Já temos muitas infraestruturas prontas e precisamos fomentar outras, foi consenso entre os 54 membros da Missão que temos no mínimo, o dobro de atrativos a serem organizados e explorados de maneira sustentável. Mãos à obra, com união e determinação, vontade, correção e transparência dentro de poucos anos seremos também referência mundial em Turismo sustentável.
VÍDEOS CEDIDOS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MT 👇
É consolidado como destino de natureza nos segmentos de ecoturismo e aventura. Lugar ideal para quem busca sintonia com a natureza.
Com mais de 20 cachoeiras e diversas trilhas, você poderá explorar as quedas d’água, nadar em piscinas naturais, fazer rapel e desfrutar de uma paisagem de tirar o fôlego.
– Passeio de Caiaque Duck
– Quadriciclo Trilha da Serra
– Trilha com Cachoeiras
O passeio de flutuação do Rio Sucuri existe como atividade turística desde a década de 90 e nesse período já recebeu muitos turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. O receptivo do passeio turístico fica na antiga sede da fazenda São Geraldo, construída em de 1971. O antigo galpão da fazenda é de 1956, local hoje dedicado para exposição dos artesãos de Bonito e exposiçäo de materiais ambientais.
O receptivo do passeio do Rio Sucuri fica na antiga sede da fazenda São Geraldo, adquirida em 1908. A casa que já foi sede da propriedade foi construída no ano de 1971 e foram utilizadas madeiras retiradas da propriedade a mais de 50 anos, principalmente aroeira, constituindo-se numa das mais belas construções desse tipo no município.
– Flutuação
– Trilha
– Passeio de barco
Mais do que flutuar no azul surreal destas águas, este passeio proporciona ao visitante uma experiência marcante e segura, cheia de emoções onde o divino, a natureza e o homem se encontram em perfeita harmonia e interação. A flutuação do Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros, sempre acompanhados de um guia de turismo local e barco de apoio durante toda a atividade. Todos os equipamentos utilizados na atividade estão inclusos no valor do passeio. Crianças a partir de 4 anos poderão fazer a flutuação, desde que acompanhadas por seus pais ou adulto responsável.
Uma leve trilha o levará ao encontro das exuberantes nascentes do rio Sucuri, privilégio único em nosso passeio. A trilha das nascentes é um verdadeiro portal, para o paraíso!
Em águas tranquilas e de beleza incomum, o passeio de barco é uma excelente opção para conhecer o Rio Sucuri e as suas nascentes, que visto de fora a transparência é tão intensa que tudo que flutua sobre a água da a impressão de está flutuando no ar.
Uma série de atrativos compõe o complexo da Praia da Figueira, além da própria praia de lago, equipada com quiosques e bar da praia. Biribol, tirolesa, pedalinho, vôlei de praia, caiaque, quadriciclo, flutuação com snorkel, passeios de bicicleta e outras atividades estão à disposição
A mata nativa abriga macacos, araras, entre outros animais silvestres. O que chama a atenção sio as águas cristalinas do Rio Formoso, onde turistas se refrescam.
Localizado às margens do Rio Formoso, oferece a possibilidade de nadar nas piscinas ou no próprio rio, entre as piraputangas, curimbas e dourados, com lindas cachoeiras fazendo parte do cenário.
Nosso balneário é a principal atração para seu lazer, proporcionando uma experiência única a cada mergulho.
A 20 quilômetros do centro de Bonito, um dos passeios mais procurados da cidade é a visita a esse lago de incríveis águas azuladas, com mais de 80 metros de profundidade, onde não é permitido nadar. Na área da gruta você observa formações rochosas belíssimas, enquanto percorre uma longa escada para se aproximar do lago.
Anteriormente conhecida como Ilha do Padre, hoje em dia o Eco Park Porto da Ilha é uma área de conservação ecológica de 03 hectares, onde são desenvolvidas atividades turísticas para toda a família. Atualmente estamos desenvolvendo novos projetos de preservação de espécies nativas e expansão da conservação para se converter em o Monumento Natural Rio Formoso com apoio do governo local de Bonito MS. O Eco Park tem múltiplas atividades para toda família, que sem duvida vai te dar uma experiência inesquecível com garantia de emoção
Onde você tem uma série de atividades de lazer, como boia-cross, passeios a cavalo, mergulho scuba, mountain bike, stand-up paddle e flutuação com snorkel e rafting no Rio Formoso.
Barra do Graças, 31 de maio de 2017
Ao Araguaia Convention
APRESENTAÇÃO
Este documento consiste em um Relatório informal sobre a viagem promovida pelo grupo Araguaia Convention ao município de Bonito, ocorrida no período de 24 a 28/05/2017. Esta viagem foi de cunho técnico e teve como finalidade conhecer o método de gestão do turismo no município implantado, uma vez que o mesmo é referência no mundo. A viagem reuniu representantes do o poder público como, empresários, proprietários de possíveis atrativos do ecoturismo, professores e técnicos profissionais de diversas áreas do conhecimento. Este Relatório tem o objetivo de apresentar considerações individuais sobre esta viagem.
2 PONTOS FORTES IDENTIFICADOS
2.1 VOUCHER ÚNICO:
Sem dúvida alguma o sistema de Voucher único é um método considerado eficiente, pois o mesmo permite:
Controlar o número de visitantes nos atrativos, o que é imprescindível para não ultrapassar a capacidade de carga do local e controle de visitantes;
2.2 CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO
Referente a esta questão, é notório o investimento na capacitação das pessoas que trabalham na área dos serviços que envolvem o turismo. O curso técnico de guia com duração de dois anos é imprescindível para a qualidade do passeio. Também se considerou importante a criação da cultura do turismo e conservação do ambiente desde a escola. Assim, as principais vantagens de se investir na criação desta cultura são:
– Formação específica dos guias para cada atrativo (ex.: espeleologia para passeio em cavernas; mateiro para trilhas, etc.);
– Controle da qualidade do guia e passeio;
– Promoção do atendimento de qualidade de todo o trade turístico;
– Criação de uma “consciência” de conservação do ambiente e do turismo como economia significativa para o município na sociedade através da educação e sensibilização da comunidade.
2.3 PREÇO ÚNICO OFERECIDO PELAS AGÊNCIAS
O preço único oferecido pelo atrativo é uma medida importante a ser adotada logo no início do processo. Esta medida permitirá:
– Gerar competitividade pela qualidade do serviço oferecido;
– Impede o “Leilão” pelo valor dos serviços.
2.4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS ATRATIVOS
O licenciamento ambiental é um instrumento de gestão ambiental adequada e dentro da legalidade para exercer uma atividade que pode causar algum impacto. í‰ uma ferramenta a favor do proprietário. Este instrumento permite:
– Promover o conhecimento adequado do ambiente, com fundamentação técnico-científica;
– Realizar o estudo do impacto ambiental e cultural do atrativo;
– Realizar o cálculo do suporte de visitação (capacidade de carga);
– Estabelecer locais adequados para criação e abertura de trilhas;
– Promover a segmentação do turismo;
– Definir os locais estratégicos para visitação e paradas baseado no diagnóstico realizado;
– Trabalhar na legalidade da atividade.
2.5 SEGURO E SISTEMA DE SEGURANÇA
Imprescindível adoção de sistemas de segurança no planejamento de todos os atrativos consolidados. A questão do seguro também deve ser obrigatória para que ambas as partes (visitante e receptivo) sejam resguardadas.
2.6 SEGMENTAÇÃO DO TURISMO
A segmentação do turismo consiste em identificar quais tipos de turismo é possível ser implantado na região. Ao identificar as diversas modalidades do turismo é possível:
– Conhecer melhor o público alvo;
– Planejar as ações de infraestrutura adequada a cada tipo de modalidade;
– Investimentos em marketing adequado;
3 AÇÕES SUGERIDAS
Diante do contexto o qual se encontra o grupo, acredita-se ser necessário organizar as próximas discussões e futuras ações. A seguir algumas sugestões:
– Organizar o Grupo Convention através da criação de comissões técnicas. Estas comissões podem discutir assuntos ligados a sua área de conhecimento e trazer para o Convention problemas e soluções já discutidos dentro da comissão, otimizando tempo e discussão, o que faria das reuniões mais eficientes e direcionadas. Estas comissões podem ser, por exemplo:
– Comissão de assuntos jurídicos;
– Comissão de comunicação e marketing;
– Comissão educação e sensibilização (existe esta ação, mas uma comissão específica pode tocar estes projetos);
– Comissão voltada para estudos econômicos e financeiros;
– Comissão meio ambiente / turismo / pesquisa;
– Outras…;
– Definir funções das comissões e encaminhar demandas específicas, podendo começar com o conteúdo da audiência pública;
– Planejar a audiência pública (verificar informações que serão apresentadas, elencar o melhor método de condução da reunião, etc…);
– Agendamento do diagnóstico nos atrativos, pensando na segmentação do turismo;
– Incluir o Turismo Especial no planejamento de alguns atrativos (acesso e estrutura para cegos, cadeirantes, etc…);
– Apresentar procedimento (passo a passo) de como começar a desenvolver a atividade a partir do que se tem, bem como, o planejamento das próximas etapas;
– Desmistificar a questão do licenciamento ambiental através de uma pequena palestra, apresentando o procedimento;
– Pensar em métodos de incentivo para propostas no seguimento de serviços, com objetivo de implantarem a capacitação e reformas físicas, como, por exemplo, (ver com o jurídico) a possibilidade de alguma porcentagem das multas (ou algum imposto) do município ser revertida para um fundo de investimentos na área de infraestrutura local que atenda o turismo, parcerias público-privado, Sebrae, etc…;
– Pensar em programas que incentive o morador local e nativo a ser empreendedor e não apenas ocupar cargos operacionais como garçons e camareiras, por exemplo;
– Pensar em política de acesso ao morador local nos atrativos e turismo social;
– Criar um calendário de reuniões e ações do Convention no mínimo até o fim do ano;
– Conversar com as associações que podem fazer parte do trade para se organizarem e se fortalecerem.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Convicta de que esta viagem proporcionou uma vivência que sensibilizou todos os participantes de como pode ser a prática do ecoturismo e todo contexto que o envolve. Importante para o conhecimento e nivelamento da compreensão entre as diversas atuações do trade turístico que estavam presentes. Relevante para o entendimento de como pode ser positivo para a economia local a implantação deste seguimento, de modo planejado, na região. Conforme já colocado em reunião (no ônibus no caminho de volta), coloco-me a disposição para realizar o Diagnóstico Simplificado a fim de identificar as potencialidades e fraquezas de cada possível atrativo. Espero que cada vez mais o Grupo se fortaleça, cresça e se desenvolva como uma referência no turismo. Assim, juntamente com a equipe a qual desenvolvemos trabalhos na área de Meio Ambiente, Turismo e Sustentabilidade, colocamo-nos a disposição, será uma satisfação contribuir para o desenvolvimento de Barra do Graças e região.
Por: Eng. Florestal Fabiola Dalla Vechia
Ativa Consultoria Ambiental – meio ambiente, turismo e sustentabilidade
Segue uma ideia dos serviços a que prestamos a fim de apresentar a área que podemos atuar e contribuir para o Grupo e para o desenvolvimento da região. Trabalhos na área de estudos e diagnósticos ambientais (área que realizo mestrado na UFMT-Cuiabá¡). Estudos socioeconômicos, modelos de produção em sistemas agroflorestais (na equipe temos doutora na área), direito ambiental (a qual sou especialista).
Na área de turismo possuo Curso Técnico em Turismo (3ª turma a formar no Estado) e experiência comprovada a mais de 15 anos em consultoria e elaboração de roteiros Ecológicos e Histórico-Culturais. Realizamos, também, consultoria na área de Sustentabilidade, como por exemplo, a questão de Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Compensação da emissão destes gases. Para tal realizei na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Norma ISO 14065 Inventário de Compensação de GEE.
DIVULGAÇÃO
APOIO
DEPUTADO ESTADUAL MT – ADALTO FREITAS
Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.
Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.